Marcelino Ramos, 22 de Agosto de 2017.

Seminário e Santuário Salette
Um Centro de Espiritualidade Mariana da Reconciliação

Local de:
- Encontros
- Cursos
- Retiros
- Férias e Descanso

Para:
- Sacerdotes
- Religiosos/Religiosas
- Cristãos Engajados

Acolhida para:
- Pessoas
- Grupos de até 150 pessoas

Endereço e Informações: 
Seminário Salette, Cx. Postal 9, CEP 99800-000 - Marcelino Ramos - RS
Telefones: (54) 3372-1391
Fax: (54) 3372-1231
* Palco Auditório com capacidade para 400 pessoas


A região de Marcelino Ramos foi povoada no final do século XIX. Com a construção da Ferrovia São Paulo-SP, Rio Grande do Sul, e da majestosa ponte sobre o Rio Uruguai, obra do Engenheiro Marcelino Ramos, o povoado cresceu. Tornou-se município em 1945.

A cidade está situada às margens do rio Uruguai, cercada de montanhas, sua belíssima paisagem, possui atrações turísticas: o próprio rio Uruguai, as Águas Termais, a ponte rodoferroviária , no alto do monte, o Seminário e Santuário de Nossa Senhora da Salette.

Os Missionários de Nossa Senhora da Salette ali chegaram em 1928. Logo fundaram a Paróquia São João Batista, na cidade , e a Escola Apostólica, hoje Seminário Salette, nas encostas da montanha. Implantaram e devoção a Nossa Senhora que apareceu em La Salette, França a 19 de setembro de 1846. Desde 1935 realiza-se em Marcelino Ramos a Romaria a Nossa Senhora da Salette, anualmente, no último domingo de setembro. Multidões de romeiros visitam o local.

Durante o ano, inúmeros grupos de peregrinos do sul do Brasil sobem ao Santuário para um encontro com Deus e a sua Mãe,a Virgem da Salette. O Santuário, construído em 1946, Centenário da Aparição de Nossa Senhora da Salette, acolhe os romeiros em busca de Reconciliação. O ambiente de paz, o canto dos pássaros e o verde da paisagem atraem e favorecem o clima de descanso, de oração e meditação.